Menu fechado

Amigos do Samba

Ficha Técnica:

Presidente: Leandro Kfé

Vice Presidente: Júnior Santana

Carnavalesco: Leandro Kfé e Henrique Santos

Intérpretes: Pingo Sargento

Autores do Enredo: Henrique Santos

Diretor de Carnaval: Marcelo Ferreira

"Tá de Brincadeira"

O Desfile

-- alas | -- Alegorias | -- Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira

Ordem do Desfile (Grupo ---)

--º escola a desfilar (---)

Classificação

--

Sinopse

Autores: Henrique Santos

Carnavalesco: Henrique Santos e Leandro Kfé

Tá de Brincadeira

Introdução:

A Amigos do samba, conhecida por sua leveza e por sempre buscar despertar emoções no coração de todos os foliões, vem em seu estado mais puro, simples e verdadeiro convidar todos vocês para voltarem a ser criança e entrar em nossa brincadeira.

Neste carnaval, vamos apresentar brinquedos, brincadeiras tradicionais e personagens que fascinam o mundo infantil. Com muita alegria, descontração e grandes lembranças. Fazendo com que todo adulto volte a ser criança também.

Abordaremos também toda a nossa preocupação social, em tempos em que o trabalho infantil infelizmente ainda é presente no Brasil acarretando na ausência de crianças nas escolas. Em que muitas acabam indo trabalhar por conta da situação financeira da família ou por um cenário externo.

Um desfile super descontraído, mostrando que toda criança tem o direito de curtir a sua infância e tem que estudar.

Vem ser criança, vem ser Amigos do Samba, vem pra nossa brincadeira!

Sinopse:

Aceita o nosso convite?
Vamos lá.. Sacode, levanta a poeira.
Deixe qualquer tristeza para trás e venha brincar.
O mais puro lado aflora
E somos todos crianças novamente
O soldadinho de chumbo e a bailarina
São os personagens que nos guiam nesta viagem
Para reviver a doce infância
Vem ser feliz! Aqui não tem tempo, nem idade.
Solta essa criança que habita em você.
Para o espírito da juventude ser eterno, basta querer!

Ah… Como é lindo esse universo infantil
São tantos brinquedos e brincadeiras.
De várias origens e tempos diferentes.
Encantando a todos
Pelas mãos de operários da fábrica de brinquedos
Eles ganham vida e cor.
Ficam aptos para serem utilizados e nos encherem de alegria.
Carrinho, marionetes, bonecas querem atenção
Os dados rolam trazendo a emoção
Neste mundo surpreendente
Os brinquedos ao irem para as lojas
Hipnotizam crianças e adultos quando expostos
Com um visual que desperta o brilho no olhar.
É um bate-papo, de um com o outro, onde brinquedo parece dizer:
”Me leva para a sua casa, me leve junto com você”

Este universo é fascinante!
E cada tipo de jogo tem sua importância
Pois educam e ensinam de forma sutil
Em cada tabuleiro, uma nova aventura
As cartas, multiplicam-se nas mãos e parecem não acabar mais
São tantas estratégias pensadas
E as duas partes do nosso cérebro sendo ativadas
Jogar… Impulsiona a imaginação
Fortalece o desenvolvimento da memória,
E da capacidade de concentração
O raciocínio fica mais veloz
Podendo transmitir uma bela mensagem.

A tecnologia conquista o seu espaço
No controle, a inovação
Brilham nas telas, a luz de um novo tempo
Onde os games virtuais
Se tornam um grande passatempo.
Ganhar uma vida, superar uma fase
Fugir do vilão, Salvar a mocinha, tornar-se um grande herói
A cada nova realidade que se constrói
entre tantas opções de jogos, tem até a grande paixão mundial
Com muita energia, vamos botar o time em campo
No jogo que encanta meninos e meninas
E faz bem para as saúdes física e mental.
Onde ganhar ou perder faz parte.. Viva o futebol!

“Deixei meu sapatinho, Na janela do quintal
Papai Noel deixou, Meu presente de Natal”

Costumes, crenças e manias
São passados de geração para geração.
E toda criança sonha em ganhar o seu presente
Assim, vão surgindo as cartinhas
Ou os sapatinhos na janela
Sonhando e aguardando o grande dia chegar
A Época natalina
Em que o querido e amado velhinho vem visitar

Seja na telinha ou na prateleira
É grande a dose de cultura
Desenhos, gibis e livros
Nos mostram a importância
De como é preciso incentivar a leitura
Pelas páginas ou cenas que se passam
A história cada vez fica melhor
São tantos personagens neste vasto imaginário
Para cada geração
Tem pelo menos um que chegou e conquistou o coração
Mas o medo… Esse também se faz presente
Personagens e seres estranhos aparecem
Invadem a mente dos pequeninos querendo amedrontar
E agora, quem poderá nos salvar?
São tantos heróis, de capa ou não
Que fica até fácil essa missão

Mas… não podemos nos esquecer
Que nem toda a criança
Tem a mesma infância
Em vários cantos do país
São diversas as mães que, sozinhas, criam seus filhos!
São diversas famílias que, têm pouco, e mal dá para viver
Não tem as condições de darem brinquedos caros
Mas isso não as impedem
De presentear os seus filhos
com o que há de melhor
O amor e proteção
Que carregam em seu coração.

Crianças de roupas simples e pés descalços,
Criam o seu modo particular de diversão

“Escravos de Jó / Jogavam caxangá / Tira, põe Deixa ficar”

São tantas brincadeiras tradicionais
A alegria é garantida
Nas ruas, nas favelas, brincam com a maior humildade.
Taco, bola, um time formado
Riscos no chão e pulos para chegarem ao Céu
Bolinhas duelam espaço
Cruzam o ar os aviões de papel
Surgem cantigas de roda, com a intenção de te conquistar
E nesse pique-esconde, pique-bandeira ou cabra-cega
Nem adianta vir me perguntar
Pois estou certo que comigo não tá!

Mas é necessário salientar
Que são muitas as crianças
Que sequer conseguem brincar,
Pois para driblar a pobreza
Enfrenta a dureza que é trabalhar
Afastadas dos sonhos, e do bem maior que é estudar
É por isso que todos nós
Temos que lutar para um mundo melhor
Onde cada criança possa viver seus momentos
E a Educação afastar qualquer sofrimento
Se liga “gurizada”
A Amigos do Samba está com vocês!
Nosso lema sempre será diversão
Mas agora, já deu nossa hora
Vamos “simbora”!
Na Fé e Proteção de Doum, São Cosme e Damião.

Viva a Infância! Salve as Crianças!

Autor do enredo: Henrique Santos e Leandro Kfé

Samba Enredo

Compositores

---

Intérprete

Pingo Sargento


LETRA DO SAMBA ENREDO

---

---

---

O Concurso de Samba de Enredo


– Os sambas poderão ser feitos solo ou em parceria de compositores;
– Cada compositor ou parceria poderá colocar em disputa quantos sambas quiser;
– É necessário envio do áudio com no mínimo duas passadas do samba, possuindo ou não instrumentos;
– O envio do samba em arquivo mp3, juntamente com a letra em word/bloco de notas deverá ser encaminhado para o e-mail

Samba  01

Compositores:  ABRAAO DO VAI VAI, MARCUS LOPES, IVANDREY ARAUJO, BRUNO PONTES, FERNANDO SAOL E MIGUEL LEMOS


Eu sou a amigos, amigos do samba !
Celeiro de bambas é minha raiz
Eu sou mãe que acolhe a criança e canto assim feliz

No carnaval não há espaço pra tristeza
Solte a criança que habita em você
Seja sempre um "operário" dessa vida
Com alegria e vontade de viver
Nesse "game" divertido nunca há um perdedor
Só tem a pureza e amor
Espero ansioso meu presente de natal
Na "janela do quintal"

Verdadeiros heróis cumprem essa missão
O amor e a criação
De pés no "chão" e a mente nas alturas
Sonhar não custa nada não!

Sem dinheiro assim sempre me diverti
Pulei até o "céu chegar"
Escravo de Jó, joga o Caxangá
é só "tirar" "por" "deixar ficar"

Sou cria do morro que semeia esperança
Em cada sonhos de uma criança
Que desde cedo vive a trabalhar
Pra se alimentar... e o menino
Que sai de casa ao nascer do sol
Vendendo "alegrias" no farol
É um poeta que compõe pra sua escola
O samba que salva vida sempre nos acolhe
e faz de um "maloqueiro" sonhador aos olhos do senhor...

Samba  02

Compositores: Túlio Rabelo


Vem brincar, sambar, sorrir
Com os Amiguinhos do Samba curtir
Viajar na imaginação
O nosso lema... hoje e sempre é diversão

Que emoção!
Fiz da avenida um paraíso
Em cada sorriso
Não mais incontido (eu vi)
Vi brilhar a esperança
A alegria da infância

E no livro da folia
A magia é você
É um jogo, uma aventura
Vem comigo, vem viver

Me encanta... a simplicidade
A humildade dos nossos guris
Verdadeira tecnologia
Pula, corre, gira...
N'um pique sem fim

O Papai Noel...
Recebeu um pedido especial
Mais amor, educação
Um futuro bem legal
Na fé e proteção
De Doum, São Cosme e Damião

Viva a infância! Salve as crianças
O maior tesouro que devemos preservar

Samba  03

Compositores: Guilherme Gonçalves


Irmão, que bom que você veio
o samba lhe chamou
e você cirandou
Que bom, é hora do recreio
eu brinco sem receio
a amigos chegou(que bom, que bom)

Marcha soldado
gira a bailarina
no mundo encantado
sorriso ilumina
em vida a cor
o construir da alegria
fiz terra sem dor
amigos, busquei na folia
viajo, em meu carrinho
meus passos, não andam sozinhos
fascínio entoado em meu cantar
eu vivo, com o brilho no olhar

(me leva)
com você me leva, nessa leva de emoção
ouça a voz sincera na terra, da imaginação
não deixe o sonho morrer, na memória
faça dessa festa, tua história

em uma telinha
se encaminha
um mundo novo
me vejo herói, mocinho
cowboy
ou o craque do meu povo
seu sapatinho de cristal
põe na janela, é natal
mas nem pra toda criança
lindo presente chegou
um pouco de esperança
numa cartinha enviou
que pena, as vezes isso é só poema
nobreza, que tenta driblar a pobreza
vem gurizada, simbora
vitória, chegou sua hora

Samba  04

Compositores: Ronaldo Júnior


Vem brincar!
Joga o caxangá
No "tira, põe, deixa ficar"
Na Amigos é assim
Não vai ter tempo ruim
Chega na palma da mão
E firma o samba até o fim

Desperta o que ficou
Vem ser criança, vem sonhar mais uma vez
E recordar um tempo que passou
Mas nunca vai se apagar
Pois é eterna a pureza
De quem um dia sentiu
Como era ser o herói
Que o universo aplaudiu
Com a boneca nas mãos
Uma lição de amor, carinho e proteção
De dar valor

São tantos brinquedos pra encantar
Tantos personagens a nos inspirar
É doce felicidade
Ah, se a vida fosse brincadeira
Seria tão mais simples

Se a realidade não permite
Sujando mãos, fechando livros
A imaginação resiste
De pés descalços no chão
Driblando o mundo, sem ter
Sequer ainda a noção
Do que a vida vai ser
Toda criança tem direito a brincar
Dever de criança é ser feliz
Pois só assim, quem sabe, enfim
Vamos reconstruir esse país

É pique-pega, "comigo não tá"
É pique-esconde, "comigo não tá"

Samba  05

Compositores: Sidinho da Cuíca Pernambuco


CAIA NA IMAGINAÇÃO, VEM SER CRIANÇA NESTA FOLIA
ACEITE MEU CONVITE, O BOM DA VIDA MESMO É SER FELIZ
NA MAIS PURA INOCÊNCIA, SIMPLICIDADE A INFÂNCIA
DE SOLDADINHOS DE CHUMBO A MAIS BELA BAILARINA
SOU MÁGICO, QUEM SABE APRENDIZ
DE UM MUNDO ENCANTADO QUE EU SEMPRE QUIS
BRINCAR, PULAR, CANTANDO
VIAJAR NAS LEITURAS DOS QUADRINHOS
QUEBRA-CABEÇAS! VOU DESCOBRIR! LINDAS IMAGENS QUE ESTÃO POR VIR
RABISCO O PAPEL COM AS CORES, FAÇO ARCO-ÍRIS, SOL A BRILHAR
COMEÇO CONTAR NO PIQUE-ESCONDE
SE FOR PEGA-PEGOU, CORRO ATRÁS DE VOCÊ!

UM, DOIS, TRÊS... VOU CONTAR ATÉ DEZ!
CHEGOU A HORA! LÁ VOU EU...
SER CAMPEÃ NESTA AVENIDA
ALÔ AMIGOS DO SAMBA! É A SUA VEZ!

É FIM DE ANO, CHEGOU O NATAL
BRILHOU NO OLHAR A ESPERANÇA
DE FASCINAÇÃO NUM BRINQUEDO A GANHAR
QUERO JOGAR COM VOCÊ, NÃO IMPORTA GANHAR OU PERDER
NA FANTÁSIA, VOU FESTEJAR ATÉ O AMANHECER
NÃO QUERO VER A GURIZADA SENDO IMPOSTA A TRABALHAR
QUERO MAIS, ESCOLAS, EDUCAÇÃO! PROGRESSO... E EVOLUÇÃO!
TRAGA A PAZ, E PROTEÇÃO MEU SÃO COSME E DAMIÃO
A ESSÊNCIA NÃO PODE ACABAR
REUNO AS PEÇAS DO JOGO, VOU CONSTRUIR NOVA HISTÓRIA
NOS GAMES DA TELA, EU VEJO UM NOVO FINAL

HOJE EU VOU! VOU LEVANTAR POEIRA
DAR RIZADAS, TÁ DE BRINCADEIRA!
VOU PULAR CORDA, RODAR PIÃO
NO FAZ DE CONTA, SER HERÓI OU VILÃO

Samba  06

Compositores: Thiago Meiners, Thiago Morganti e João Vidal


Vem viajar na imaginação
Deixa a tristeza pra lá
Tira a poeira do chão
Um sonho menino pra gente brincar
Aflora o mais puro sentimento
E nesse momento me vejo criança
Um soldadinho de chumbo a marchar
Feito bailarina que me fez acreditar
Que a vida tem mais cor e muito mais amor
Um operário de brinquedo, eu sou

A SORTE LANÇADA TRADUZ A EMOÇÃO
O BRILHO NO OLHAR É FASCINAÇÃO
E APRENDENDO EM CADA NOVA AVENTURA
DESCOBRIR, DESVENDAR, A MENTE FLUTUA

Em cada peça, vai meu sonho navegar
Quebrar a cabeça em nuvens de algodão
E na escola da vida
A esperteza num cenário de ilusão
Eu vou correr pela pista
Ser equilibrista de controle na mão
Um mundo de encanto e fantasia
O medo do escuro e do bicho papão
Criança! Vejo refletir toda pureza
Cantigas de roda e pique bandeira
És o futuro da nação

AMOR! VEM BRINCAR COMIGO
NA FÉ DE DOUM E COSME E DAMIÃO
MEU AMOR! AMIGOS DO SAMBA
NÃO É BRINCADEIRA A NOSSA PAIXÃO

Samba  07

Compositores: Renato Cabral


Vou cantar na avenida
Com a escola do meu coração

AMIGOS DO SAMBA, VENHO TE EXALTAR
O MELHOR DA VIDA É BRINCAR

Vem ser feliz
Vem brincar com a gente
Sou criança novamente
Vamos viajar
Por esse universo infantil
Pra ser feliz não tem idade
Basta querer
Pra juventude ser eterna em cada ser

ENTRA NESSA BRINCADEIRA
VOCÊ VAI SE ENCANTAR
DEIXA EU VER O BRILHO NO SEU OLHAR
É FASCINANTE, É DE ARREPIAR
TEM O PODER DE HIPNOTIZAR

Quero ser um herói
Derrotar o vilão
Superar desafios
Com alegria, vou pedir
Mais um presente para mim
Mas não podemos esquecer
De quem mal consegue viver
Na proteção de Doum, Cosme e Damião
Peço mais educação